Ambiente

Património Geológico: Memória e Identidade

Sempre houve e haverá uma interacção dos seres Humanos com o meio físico-geológico. É nesse ambiente que se moldam, se adaptam, se recriam intervindo quer na exploração dos recursos naturais (o minério, a rocha, a água subterrânea) quer na modificação da paisagem (os caminhos, as casas, as aldeias).

Há um passado remoto em cada rocha. Há uma história em cada fraga. Há uma lenda em cada mina de água. Há um silêncio em cada sítio. Há um som diferente que ecoa em cada aldeia.

A associação “Fragas Aveloso” procura valorizar o património geológico e hidrogeológico através da realização de actividades que caracterizem o recurso mineiro (o volfrâmio), o recurso hídrico (as minas de água), o material de construção (o xisto).

O inventário de sítios de interesse histórico, o conhecimento das rochas e a recuperação das lendas levar-nos-à ao traçado de percursos pedestres. A salvaguarda da memória dos povos preservará sempre a sua identidade. Este é um dos objectivos desta Associação.

A Água: elemento integrador do património ambiental e cultural

Há uma forte ligação histórica das populações aos rios e às águas subterrâneas, por serem fonte de água, alimentos, energia mecânica (moinhos), energia elétrica (barragens), via de transporte e local associado a atividades de lazer, sendo frequente encontrar vestígios do património histórico e cultural (património etnográfico) nas margens dos rios e nas áreas envolventes.

A associação “Fragas Aveloso” procura valorizar esta relação entre o património ambiental e cultural relacionada com a água, através da realização de atividades que salientam a importância dos rios e dos aquíferos.

O conhecimento da flora e da fauna dependentes da água, das diversas formas de utilização dos recursos hídricos e do património cultural e arquitetónico associado à água integram os objetivos e iniciativas desenvolvidas por esta associação.


Para mais informações, consulte o nosso Arquivo