Sede da Fragas Aveloso acolhe iniciativa da Binaural/Nodar em Outubro

Binaural 6Binaural 4Entre os dias 6 e 25 de Outubro 2014, a sede da Associação Fragas Aveloso irá acolher o Nodar Art Rural Lab da Binaural/Nodar, no âmbito do qual um conjunto de artistas provenientes da Itália, Portugal, Alemanha e Brasil irá desenvolver na freguesia de Sul (São Pedro do Sul) trabalhos de criação contemporânea em redor do tema da mobilidade rural. Os trabalhos finais serão apresentados à comunidade de Sul e ao público em geral no Sábado, dia 25 de Outubro, em local e horário a definir.

A Binaural/Nodar é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2004, com o intuito de promover a exploração nos domínios das artes media e pesquisa social, com especial ênfase na transversalidade de media e linguagens e na articulação entre a produção artística e o contexto envolvente, particularmente ao desenvolver actividades nos espaços rurais de Nodar e do Maciço da Gralheira (concelho de São Pedro do Sul, sub-região de Viseu Dão Lafões), através da plataforma de experimentação colectiva Nodar Rural Art Lab.

O Nodar Rural Art Lab é um programa de laboratórios de criação artística em arte contemporânea desenvolvidos em interação com comunidades e paisagens rurais do maciço da Gralheira, com o epicentro na aldeia de Nodar, uma pequena aldeia no norte do distrito de Viseu, Portugal, situada a 150 Km do Porto e 350 Km de Lisboa.

No entanto, as residências são organizadas em variados espaços e contextos rurais do maciço da Gralheira (São Pedro do Sul), tendo já sido acolhidos artistas nas aldeias de Nodar, Sequeiros, Covas do Rio, Covas do Monte, Macieira, Açores e Coelheira. A organização encoraja desde sempre a que os artistas residentes estabeleçam interacções com o local, os seus habitantes, espaço geográfico, identidade e memória, situações que se tornam possíveis pela relação ancestral e/ou quotidiana com o território por parte dos elementos da direção da Binaural/Nodar.

A primeira edição do prémio Miguel Portas distinguiu […] a associação Binaural/Nodar, de São Pedro do Sul, projeto “exemplar” na articulação entre “novas linguagens artísticas” e o contexto do interior do país.

A Binaural/Nodar é membro ativo de duas importantes redes europeias, uma de arquivos de memória antropológica, linguística e etnomusicológica das montanhas da Europa (Rede Tramontana) e outra de projetos de residência artística em arte sonora (Rede Sounds of Culture).